MT: EM CUIABÁ: Servidores denunciam falta de médicos e pagamentos atrasados em unidades de saúde

MT: EM CUIABÁ:  Servidores denunciam falta de médicos e pagamentos atrasados em unidades de saúde
Compartilhar

Os profissionais estariam com o prêmio saúde atrasados desde fevereiro.

A UPA do bairro verdão é uma das unidades que registram falta de médicos na Capital

Dezenas de médicos da rede municipal de saúde começaram a reclamar que estão com parte dos salários atrasados desde fevereiro, em Cuiabá. Por conta dos atrasos, policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) já começaram a registrar falta de profissionais, e consequentemente, estão superlotadas.

Grandes filas de espera estão sendo vistas em várias unidades de saúde. Além dos atrasos nos pagamentos do Prêmio Saúde, os médicos reclamam que estão sendo obrigados a trabalhar por dois para suprir a falta de profissionais.

RepórterMT recebeu prints de uma conversa em grupos de WhatsApp, onde os servidores relatam a situação enfrentadas na Capital.

“A gente não consegue trabalhar para suprir o serviço dos outros médicos. Então, aumenta as filas de espera. Hoje mais um pediatra pediu demissão na Policlínica do Verdão e ainda exoneraram uma galera da noite para o dia, deixando policlínicas e Upas sobrecarregadas”, reclamou um profissional num trecho da conversa.

“Estamos desde fevereiro com o complemento dos salários atrasados, que são os Prêmios e os Incentivos saúde. Eles sempre alegam que não está atrasado, porque sempre mudam as datas de pagamento”, acrescentou outro servidor.

De acordo com os profissionais, a demanda de serviço não está compensando o valor oferecido pela Prefeitura da Capital e muitos profissionais estão pedindo demissão. Além disso, médicos sendo hostilizados por parte da população, que se revoltam com a demora no atendimento.

“A população não entende. Chegam lá e encontram filas e mais filas pra ser atendido, tem gente que fica o dia todo. Quando o médico chega de noite pra trabalhar, tem paciente que já pegou ferramenta dentro de carro pra agredir uma médica”, disse também na conversa outro médico.

Por meio de nota, Secretaria Municipal de Saúde informou que o pagamento dos incentivos dos médicos é feito a cada 40 dias e que o referente ao mês de fevereiro, que estava em atraso, será pago ainda este mês.

Sobre a falta de médicos, foi explicado que todo início de ano, muitos saem para fazer residência em hospitais, o que causa um déficit na rede.

“O processo seletivo realizado em janeiro teve poucos médicos que finalizaram o procedimento para a contratação. Sendo assim, um novo processo está sendo elaborado para a ocupação destas vagas”, diz trecho de nota.

Confira a íntegra da nota:

Em relação ao pagamento dos médicos de UPAs e Policlínicas, a Secretaria Municipal de Saúde informa:

-O Prêmio Saúde é pago no mês subsequente ao trabalhado. Em abril todos os servidores receberão o Prêmio referente ao mês de março.

-O pagamento dos incentivos dos médicos é feito a cada 40 dias. Neste mês a SMS pagará o incentivo referente ao mês de fevereiro. 

-Sobre a falta de médicos, todo início de ano muitos saem para fazer residência, o que causa um déficit na rede. O processo seletivo realizado em janeiro teve poucos médicos que finalizaram o procedimento para a contratação, sendo assim um novo processo está sendo elaborado para a ocupação destas vagas. Além disso, entre os médicos que passaram no seletivo, muitos já faziam parte do quadro da SMS como contratados, e após o certame trocaram o contrato para seletistas.

Fonte:      reportermt.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %