O projeto de lei nº 303/2025, de autoria da prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), foi aprovado pela Câmara Municipal, e assegura reajuste de 30,90% de forma global, para técnicos e profissionais da Educação. A recomposição salarial segue para sanção da prefeita.
No caso dos técnicos administrativos, a recomposição será concedida em duas etapas: 15,45% serão pagos na folha salarial de dezembro de 2025 e os outros 15,45% em janeiro de 2027.
Para os professores e demais profissionais do magistério, o reajuste de 30,90% será aplicado de forma escalonada. O cronograma prevê 10,37% em janeiro de 2026, 10,30% em janeiro de 2027 e mais 10,30% em janeiro de 2028.
O projeto também garante o Reajuste Geral Anual (RGA) de 4,30% para o funcionalismo da Educação no ano de 2028.
A prefeita Flávia Moretti destacou que a medida reforça o compromisso da gestão com a valorização da educação municipal e do servidor público. Segundo ela, uma das primeiras iniciativas do governo foi estabelecer diálogo permanente com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública de Várzea Grande (Sintep-VG), prática considerada inédita na relação entre o Executivo e a categoria.
“Várzea Grande enfrenta, em diversos setores, um histórico de desvalorização profissional. Durante a campanha, assumi o compromisso de mudar essa realidade e estamos trabalhando na reestruturação de carreiras em praticamente todas as secretarias”, afirmou a prefeita. Para ela, investir na valorização dos profissionais da Educação é fundamental para melhorar o atendimento à população e garantir melhores condições de trabalho aos servidores.
O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, avaliou a aprovação do projeto como uma conquista histórica para a categoria. “Os profissionais da Educação aguardavam há mais de oito anos por esse reconhecimento. Esse resultado é fruto da determinação da gestão, do apoio da Câmara de Vereadores e do diálogo com o Sintep-VG”, disse.
Já o presidente do Sintep-VG, Juscelino Dias, ressaltou que o avanço é resultado de uma longa mobilização dos trabalhadores. Ele elogiou a condução das negociações e a sensibilidade da prefeita em reconhecer as reivindicações da categoria. “O projeto contempla os profissionais da Educação como um todo. É um passo importante, construído com diálogo e participação dos trabalhadores”, declarou.
Fonte: www.gazetadigital.com.br