MT: NOVIDADE: Dois novos viadutos serão lançados no primeiro semestre deste ano, diz Stopa

MT: NOVIDADE: Dois novos viadutos serão lançados no primeiro semestre deste ano, diz Stopa
Compartilhar

Stopa adiantou que a obra será na Miguel Sutil, sendo um na rotatória sobre o Centro de Eventos do Pantanal e o outro no Santa Rosa na Avenida 31 de Março e na Avenida Antártica.

A construção de novos dois viadutos está prevista e o projeto deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano, segundo o vice-prefeito e secretário municipal de obras de Cuiabá, José Roberto Stopa.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Em entrevista ao jornal Centro Oeste Popular, Stopa adiantou que a obra será na Miguel Sutil, sendo um na rotatória sobre o Centro de Eventos do Pantanal e o outro no Santa Rosa na Avenida 31 de Março e na Avenida Antártica.

A gestão Emanuel Pinheiro foi a única da história a construir dois viadutos, são eles: Murilo Domingos e Juca do Guaraná Pai.

“Com as chuvas agora não temos como fazer nada. Porém, a Prefeitura não para e temos um cronograma de realização de obras para a Capital. Além dos viadutos, também temos no primeiro semestre deste ano a previsão de asfaltar 29 bairros que é uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas já iniciamos um trabalho de asfalto nos bairros: Altos do Coxipó, Residencial Coxipó, Industriário 2 e Nova Esperança, enfim temos uma série de ações que obviamente assim que passar as chuvas vamos fazer força-tarefa para resolver os problemas de buraco da cidade também’’, detalhou.

Tapa buracos

Conforme Stopa, a força-tarefa emergencial de tapa buracos já está sendo elaborada pelo Executivo Municipal, no entanto, os trabalhos terão início após o término do período chuvoso, que excepcionalmente esse ano, registrou um volume elevado, o que prejudica as ações.

“A meta da gestão Emanuel Pinheiro é entregar mais de 50 km de asfalto, contemplando diversos bairros da capital”, falou.

As rupturas na pavimentação têm ocasionado diversos transtornos, mesmo diante dos esforços para a recuperação asfáltica das vias por parte da Pasta. “Nessa época, infelizmente a massa aplicada não consegue resistir mediante o grande volume de água e os buracos aumentam muito. Vamos acelerar ainda mais os trabalhos após passar as chuvas. Estamos fazendo agora o emergencial, os remendos, porém, sabemos que não têm sido suficientes”, pontuou.

Ponderou ainda que boa parte dos buracos ‘surgem’ a partir de obras de reparos com execução pífia por parte da concessionária Águas Cuiabá. Com a finalidade de assegurar a qualidade dos serviços prestados à população, um projeto de lei complementar já está em fase final de elaboração, garantindo medidas mais rígidas para garantir a qualidade da prestação de serviços. O texto será enviado para aprovação nos próximos dias à Câmara de Vereadores, onde será aprovado.

Stopa rememora que a atuação contínua da gestão já resultou na recuperação e pavimentação de mais de 1.400 km ao longo dos seis anos. Cita ainda que o programa ‘Minha Rua Asfaltada’ para os próximos meses será fortalecido por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Cuiabá e Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), via Programa de Financiamento de Projetos de Investimentos (FINEM). A ação vai possibilitar atender mais de 19 bairros do município com calçamento e drenagem. O aporte financeiro para as construções ultrapassa R$ 75 milhões.

Viaduto Murilo Domingos

O viaduto Murilo Domingos possui 200 metros de extensão, 18 metros de largura e 150 metros de muro em escama de concreto. A estrutura conta ainda com 64 vigas de uma ponta a outra. A iluminação da estrutura é feita por lâmpadas do tipo LED que, além de mais econômicas, também são responsáveis por dar maior claridade aos locais em que são utilizadas. No total, a parte superior do elevado conta com 34 postes instalados e a outras 32 luminárias na inferior.

Os estudos de viabilidade realizados para a implantação do viaduto apontaram que o fluxo de veículos tem sido cada vez mais crescente na região, o que resulta em quilômetros de congestionamentos com  espera de mais de 30 minutos, durante o horário de pico.

De acordo com a sondagem, a execução da intervenção pontual na Beira Rio deve duplicar a capacidade do cruzamento, atendendo de forma direta 9 mil pessoas por hora/pico e, indiretamente, 145 mil habitantes do entorno.

José Maria Barbosa – Juca do Guaraná “Pai”

Desde outubro de 2020, quem transita pela Avenida das Torres já está usufruindo do viaduto José Maria Barbosa – Juca do Guaraná “Pai”. Com 200 metros de extensão e 18 de largura, o viaduto, que recebeu o investimento de mais de R$ 16 milhões, conseguiu colocar um fim ao crônico problema de engarrafamento antes enfrentado diariamente pelos condutores da região.

Fonte:    copopular.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %