Evento contará com reconhecimento facial, patrulhamento aéreo e atuação conjunta de segurança, saúde e Justiça
A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) mobilizou cerca de 700 policiais por dia para reforçar a segurança durante os shows do cantor Gusttavo Lima e do DJ Alok, que acontecem nesta sexta-feira (18) e sábado (19), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. A ação faz parte da Operação Integrada de Grande Evento.
O planejamento das forças de segurança foi apresentado nesta quinta-feira (18), durante reunião da Câmara Temática de Grandes Eventos, que contou com representantes da Prefeitura de Cuiabá, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público.
A Polícia Militar atuará com 538 policiais, incluindo efetivos da Força Tática, Rotam, Raio, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito (BPMTran) e Cavalaria Montada. O policiamento será realizado tanto no interior do evento quanto no entorno, com foco também no controle do tráfego.
O Corpo de Bombeiros Militar disponibilizará 115 profissionais, que atuarão em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A estrutura contará com quatro viaturas de salvamento, uma de combate a incêndio, uma ambulância de suporte avançado, três de suporte básico e seis motos-resgate.
A Polícia Judiciária Civil manterá uma unidade móvel no local para registro de ocorrências, com um efetivo de 18 servidores, entre delegados, escrivães e investigadores. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) também participará da operação, com oito peritos.
O evento será monitorado por câmeras com tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, além de acompanhamento em tempo real por meio das unidades móveis do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Uma unidade de rádio móvel reforçará a comunicação entre as equipes.
O patrulhamento aéreo ficará sob responsabilidade do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que dará suporte antes e durante os shows, inclusive em situações de resgate e apoio operacional.
Segundo o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Fernando Augustinho, o planejamento levou em conta diferentes cenários para garantir respostas rápidas. “Trata-se do maior evento já realizado no Parque Novo Mato Grosso, o que exige uma grande mobilização interinstitucional para assegurar a tranquilidade do público”, afirmou.
Além das forças estaduais, a operação contará com apoio da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que mobilizará policiais penais e agentes socioeducativos, e da Prefeitura de Cuiabá, com agentes de trânsito e equipes da Ordem Pública, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Procon. A Justiça Estadual também atuará com equipes do Juizado Especial de Grandes Eventos, formadas por juiz e promotor, para atendimento imediato à população.
Fonte: www.copopular.com.br