MT: Produtores se reúnem pelo segundo dia para discutir pautas de Defesa Agrícola, Logística e Relacionamento Institucional

MT:  Produtores se reúnem pelo segundo dia para discutir pautas de Defesa Agrícola, Logística e Relacionamento Institucional
Compartilhar

 

 

Mais de 170 associados discutiram pontos importantes para serem desenvolvidos em 2026

Os agricultores de diversas regiões de Mato Grosso se reuniram nesta quarta-feira (03.11) na sede da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), em Cuiabá. Foram discutidas as principais pautas das comissões de Defesa Agrícola, Logística e de Relacionamento Institucional. As reuniões fazem parte do alinhamento de final de ano e também sobre os próximos passos para 2026.

No período da manhã, foram apresentados na comissão de Defesa Agrícola os dados de 2025 sobre os programas classificador legal, semente forte e fertilizante certo. A comissão também discutiu sobre o programa Aproclima, que fornece as informações sobre as análises climáticas ao longo das safras.

O vice-presidente oeste da Aprosoja MT e vice-coordenador da Comissão de Defesa Agrícola, Gilson Antunes de Melo, contou que é extremamente importante os produtores discutirem em todas as comissões e seguirem alinhados nos próximos passos.

“Eu acho que nas reuniões de comissões, não só de Defesa, mas todas as comissões, é a hora do associado, do produtor rural entender o que a Aprosoja MT está fazendo e também discutir as demandas que foram feitas lá atrás, o que está acontecendo, o que progrediu, então o momento de ajustar todos os caminhamentos dos próximos meses. Então, o produtor está aqui, ele tira todas as suas dúvidas, ele dá sugestões e depois disso é feito um compilado e vai conseguir, com certeza, melhorar o andamento dessas demandas”, explica.

Gilson Antunes de Melo também contou que em 2025 a Comissão de Defesa Agrícola teve diversos avanços e destacou o projeto Classificador Legal, que oferece analises da qualidade de grãos de forma justa, por contribuir com a resolução das divergências de comercialização dos grãos.

“De todos, o Classificador Legal, é que mais ajuda o produtor diretamente, você tem mais acesso, porque todas as demandas que foram feitas do Classificador, que foram muitas no estado inteiro, todas tinham problemas e esses problemas foram ajustados, então o produtor fica satisfeito com o resultado que ele obtém”, afirma.

Já no período da tarde, na Comissão de Logística, foram discutidas as atualizações sobre as obras nas Rodovias e BR do estado, atualização do projeto da Ferrovia e também sobre as concessões das hidroviárias.

A vice-coordenadora da Comissão de Logística, Daila Dellai Fabris, comentou sobre a importância das discussões durante a apresentação dos dados da comissão. Ela explicou que a logística é um dos pontos mais importantes da reunião, pois depende de outros fatores, como o Governo Estadual, para desenvolver a infraestrutura das estradas de Mato Grosso.

“Para nós, como agricultores, isso é muito importante porque da porteira para dentro da fazenda a gente consegue desenvolver muito bem o nosso papel, mas da porteira para fora nós precisamos do apoio do governo para conseguirmos escoar bem a nossa produção pelas estradas”, comenta.

O delegado do núcleo de Tapurah da Aprosoja MT, Telmo de Souza Liz, também destacou que a sede é “a casa do produtor” e é de extrema importância comparecer às reuniões que decidem o futuro dos produtores e da entidade. Ele evidenciou que para a região dele, um dos pontos mais importantes discutidos na Comissão de Logística é a duplicação da BR-163.

Telmo de Souza Liz explicou que o avanço da duplicação até Lucas do Rio Verde e Sorriso vai contribuir muito com o escoamento dos grãos do município dele.

“A duplicação da BR-163 já é de muito tempo esperado, criava muita dificuldade no escoamento do nosso produto, o custo de transporte ficava caro, e agora, graças a Deus, já tem uma boa parte já duplicada. Agora, essa empresa que o Governo do Estado criou e assumiu a duplicação, está andando aí a passos mais largos, está todo mundo da comunidade, geral da nossa região está contente. Só vem melhorar para o setor”, disse.

Por último, na Comissão de Relacionamento Institucional, os produtores rurais conversaram sobre o Canal do Produtor, um meio de comunicação direta entre o produtor e a entidade criada em 2018, através do Canal, os produtores podem solicitar informações e tirarem dúvidas. Na reunião, os associados também discutiram sobre os indicadores dos supervisores da Aprosoja MT que atuam nos municípios do interior para fortalecer a conexão da entidade com os produtores.

Atualmente, a entidade conta com 18 supervisores espalhados por todos os cantos de Mato Grosso, atendendo os 32 núcleos.

O delegado do núcleo de Canarana, Murilo Ramos, ressaltou a importância dos supervisores nas regiões de Mato Grosso. Ele explicou que muitos produtores não comparecem às reuniões da Aprosoja MT na capital e que o supervisor da região é o único elo entre a entidade e o agricultor.

“Eu acho que o supervisor é de total importância, fundamental. Talvez mais do que qualquer outra coisa, porque é a cara da entidade. Por isso precisa cada vez mais fortalecer e ter mais supervisores, na medida do possível”, ressalta.

Durante as reuniões das comissões estiveram presentes mais de 170 associados que discutiram as pautas e sugeriram novas programações para a Aprosoja MT em 2026. Nesta quinta-feira (04.11) ocorrerá a Assembleia Geral.

Fonte:     aprosoja.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %