MT: SAÚDE PEDIÁTRICA: Centro Médico Infantil supera expectativas e registra quase 4,3 mil atendimentos no primeiro mês

MT:  SAÚDE PEDIÁTRICA:   Centro Médico Infantil supera expectativas e registra quase 4,3 mil atendimentos no primeiro mês
Compartilhar

Unidade pediátrica realizou volume quase cinco vezes maior que o previsto e já se consolida como reforço estratégico da rede municipal de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), avalia como extremamente positivo o primeiro mês de funcionamento do Centro Médico Infantil (CMI). Em apenas 30 dias de atividades, a unidade realizou 3.733 atendimentos médicos e 498 atendimentos odontológicos, superando de forma expressiva a estimativa inicial de cerca de 800 atendimentos mensais.

O volume alcançado ficou quase cinco vezes acima do previsto e evidencia a alta demanda por atendimento pediátrico especializado na capital. A maior parte dos atendimentos médicos concentrou-se em crianças de 0 a 2 anos, reforçando o papel estratégico do CMI no cuidado com a primeira infância.

Para a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, os números confirmam o acerto da estratégia adotada pela gestão. Segundo ela, o desempenho da unidade demonstra que o investimento em uma estrutura exclusiva para atendimento pediátrico era necessário e responde diretamente às necessidades da população.

O Centro Médico Infantil organiza e qualifica o fluxo de atendimento às crianças, ampliando a resolutividade dos serviços e contribuindo para reduzir a sobrecarga das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais portas de urgência e emergência do município.

Para garantir o funcionamento da unidade e da rede de apoio, cerca de 450 profissionais foram mobilizados, incluindo médicos pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontopediatras, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, atendentes, recepcionistas e equipes de apoio. Deste total, 35 pediatras reforçam diretamente a rede municipal, que já conta com outros 45 profissionais atuando nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), UPAs, UTIs pediátricas, regulação e equipes multiprofissionais.

Instalado em área anexa ao antigo Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, na Avenida General Valle, o CMI recebeu investimento de R$ 11,8 milhões, dentro do processo de reestruturação da saúde pública municipal. A unidade dispõe de 28 leitos, seis consultórios médicos, salas de triagem, salas vermelha, amarela e verde, além de espaços para curativos, inalação, exames laboratoriais, procedimentos invasivos, isolamento, farmácia, Núcleo Interno de Regulação, consultório odontológico e setores administrativos.

Um dos principais diferenciais é o atendimento odontológico pediátrico 24 horas, com estrutura preparada para urgências e emergências, além de assistência especializada para crianças com necessidades especiais. O ambiente foi projetado de forma lúdica e acolhedora, proporcionando mais conforto às crianças e tranquilidade às famílias.

Com estrutura moderna, equipe ampliada e integração com os demais pontos da rede municipal, o Centro Médico Infantil se consolida como um avanço estratégico na política de saúde pediátrica de Cuiabá, garantindo mais organização, eficiência e cuidado humanizado às crianças do município.

Fonte:    www.copopular.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %