MT: SINTOMAS PARECIDOS COM COVID: Atendimentos infantis aumentam 500% em Rondonópolis com surto de gripe

MT:  SINTOMAS PARECIDOS COM COVID:   Atendimentos infantis aumentam 500% em Rondonópolis com surto de gripe
Compartilhar

 

A Prefeitura de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) registrou um aumento de 500% nos atendimentos diários de crianças por causa do surto de gripe no Pronto Atendimento Infantil do município. Eram cerca de 60 atendimentos diários e passaram para mais de 300.

Por causa da demanda de síndromes respiratórias, a prefeitura anunciou o número de médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de saúde. São mais 10 médicos, além da recomendação para que os agentes de saúde aumentem as visitas domiciliares para orientar os moradores.

Leia também – É preciso fazer teste, diz médica sobre diferença de sintomas de covid e gripe

Os pacientes devem procurar os postos de saúde. De lá, os casos mais graves são encaminhados para o Hospital Municipal Antônio dos Santos Muniz, que conta com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para os doentes com estado de saúde mais delicado.

“É importante lembrar nossa população que as unidades de referência para atender pacientes com sintomas gripais são os postos de saúde. Portanto, pedimos que em caso de sintomas leves e moderados, as pessoas procurem um posto de saúde, que caso haja necessidade, irá fazer o encaminhamento do paciente para uma unidade hospitalar”, orienta o secretário de Saúde, Vinícius Amoroso.

Nas crianças estão entre os sinais de alerta febre de mais de 38 graus ou diarreia líquida. Nos adultos o indicado é procurar atendimento médico em caso de falta de ar, prostração e dor ao respirar.

Além do surto de gripe, o secretário de Saúde lembra que a pandemia da covid-19 ainda é uma realidade e os cuidados para ambos os casos são parecidos: usar máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações.

“Neste momento nós pedimos a compreensão da população que nos ajude mais essa vez. Nós estamos nessa luta contra um inimigo invisível. Primeiro foi a Covid-19, agora o H1N1 e suas variantes e a gente só vai conseguir avançar e sair disso com o apoio da população, que já tem sido parceira e nos ajudado muito”, enfatiza o secretário. (Com informações da assessoria)

Fonte:       gazetadigital.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %