A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Saúde realizou, no domingo, um procedimento de captação de dois rins e duas córneas no Hospital São Mateus, em Cuiabá
A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT) realizou, no domingo (19), um procedimento de captação de dois rins e duas córneas no Hospital São Mateus, em Cuiabá. Esta é a primeira captação de múltiplos órgãos realizada este ano em Mato Grosso. Em 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos no Estado.
A equipe captadora veio de Goiânia (GO), com auxílio de uma aeronave de pequeno porte, fretada pelo Estado de Goiás. Os órgãos captados beneficiam quatro pacientes que estão aguardando em fila para transplante de rim e córnea em dois Estados do Brasil.
“Sabemos que este é um momento delicado para as famílias que estão enlutadas pela perda de um ente querido, mas graças à solidariedade delas e ao esforço das equipes da Central Estadual, Mato Grosso tem contribuído para salvar vidas em todo o país”, disse, por meio da assessoria, o secretário de saúde, Gilberto Figueiredo.
O Estado também busca de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. “Neste caso, em que há um doador, quatro pacientes que estão na fila de espera de transplante terão uma nova chance de vida”.
“As equipes da Central Estadual de Transplantes trabalham na conscientização sobre o processo de doação de órgãos na medida em que investem na criação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes dentro dos hospitais públicos e privados do Estado. Às famílias doadoras, nossos profundos sentimentos de gratidão e respeito”, frisou a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva.
Ainda, conforme informações da assessoria, atualmente, 50 hospitais estão habilitados para a captação de órgãos no Estado. Contudo, apenas quatro instituições estão autorizadas a realizar os transplantes em Mato Grosso: o Hospital São Mateus (transplante renal), o Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia (transplante de córneas), o Instituto da Visão (transplante de córneas) e o Hospital de Olhos (transplante de córneas).
Mato Grosso realiza transplantes de córneas e tecidos. Os pacientes que precisam de transplante de órgãos são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio (TFD) para outros Estados. Os gastos com locomoção e a ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente e acompanhante são pagos pela Ses-MT.
Fonte: www.diariodecuiaba.com.br