MT: TRANSPLANTE: HMC faz 2ª captação múltipla de órgãos em menos de 15 dias

MT:  TRANSPLANTE:    HMC faz 2ª captação múltipla de órgãos em menos de 15 dias
Compartilhar

Foram captados cinco órgãos para a realização de transplantes em Cuiabá, São Paulo e Brasília

Foram captados dois rins, duas córneas e o fígado, de um doador de 38 anos, que era morador de Lucas do Rio Verde

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) realizou, na quarta-feira (14), uma cirurgia de captação múltipla de órgãos.

Essa é a segunda captação feita na unidade em menos de 15 dias, após empenho da equipe hospitalar durante a intervenção estadual na Saúde de Cuiabá para fazer esse tipo de procedimento.

Leia também:

Saúde em Cuiabá ganha o reforço de 210 servidores; 54 são médicos

Foram captados dois rins, duas córneas e o fígado, de um doador de 38 anos, que era morador de Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá).

“O doador dará a cinco pessoas a oportunidade de uma vida nova e nós, do HMC, estamos melhorando e ampliando a atuação em casos de alta complexidade”, afirmou o cointerventor Israel Paniago, que é diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública.

A cirurgia durou cerca de duas horas e meia. Os rins e o fígado foram levados para São Paulo e Brasília e as córneas ficaram em Cuiabá para o transplante.

O doador passou mal em casa, no dia 7 de junho de 2023, e foi transferido para o Hospital Metropolitano de Várzea Grande, onde teve uma parada cardiorrespiratória e um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O hospital comunicou a Central Estadual de Transplantes após a notificação da morte encefálica, no domingo (11.06), e a equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) fez a entrevista com a família que aceitou a doação.

“Novamente, tivemos a captação múltipla de órgãos por meio de um trabalho conjunto de profissionais da equipe de enfermagem e médicos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), capacitados para a realização e fechamento do protocolo. A família foi acolhida pela nossa equipe multidisciplinar para se despedir do paciente que é mais um herói em todo esse processo”, afirmou o diretor técnico do HMC, Ademário Almeida Marinho Júnior.

Ele explicou que qualquer pessoa que tiver interesse em ser um doador de órgãos e tecidos deve avisar os familiares sobre a sua vontade, para que em caso de falecimento a doação seja autorizada à equipe médica.

A outra captação de órgãos, a primeira realizada no HMC, foi feita no dia 2 de junho de 2023.

Fonte:    diariodecuiaba.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %