Vereador Kássio Coelho (Podemos) é o novo presidente da UCMMAT e sinaliza para disputa por uma vaga na Câmara Federal
A eleição da diretoria da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) e a vitória do vereador por Cuiabá, Kássio Coelho (Podemos), na quarta-feira (10), deu ainda mais poder político ao presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), que, nos bastidores, trabalhou para construir a vitória do aliado.
Coelho está na iminência de deixar o Podemos e se filiar ao PP, que formalizou a federação União Progressista, em coligação com o União Brasil.
Leia também:
Para agradar parentes, Janaína Riva pode disputar vaga na Câmara Federal
O vereador deve disputar, em 2026, uma vaga para a Câmara Federal e já demonstrou, em um passado recente, não ter problemas em enfrentar as urnas eleitorais, tanto que, em 201,8 disputou uma vaga para deputado federal e, em 2022, avançou e disputou as eleições para o Senado.
A disputa para o Senado foi expressiva, já que Kássio Coelho, que é vinculado à Igreja Assembleia de Deus, obteve mais de 52 mil votos nos 141 municípios de Mato Grosso. A partir de 2024, por decisão do Supremo Tribunal Federa (STF), Mato Grosso passou a ter 142 municípios, como a emancipação do Distrito de Boa Esperança do Norte, que pertencia a Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá)
Desde 1996, uma decisão do Congresso Nacional tornou proibida a possibilidade de emancipação de novas cidades no Brasil, mas, como o processo de emancipação de Boa Esperança do Norte já estava iniciado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso resolveu reclamar judicialmente, até que, passados mais de 30 anos, saiu a decisão final do STF determinando a emancipação da nova cidade.
“Nossa missão será demonstrar que é possível fazer diferente e vamos não apenas mostrar, como também fazer diferente”, disse Kássio Coelho, que, com outras 20 pessoas compõem a chapa Novas Idéias, Novos Ideais,vencedora da eleição da nova diretoria da União dos Vereadores.
Coelho obteve 228 votos, contra 164 da Chapa 10, encabeçada pelo vereador Edmar Maximiniano (UB), atual vice-presidente do UCMMAT, no exercício da presidência e que também preside a Câmara Municipal de São José do Rio Claro (215 km aoNorte de Cuiabá).
“Quem ganhou nesta data foram os vereadores e a instituição que lhe representa. Nós temos que fazer diferente. É preciso avançar, melhorar, modernizar e, principalmente, demonstrar que os vereadores estão próximos da população e podem fazer a interlocução, em busca de aproximar o povo dos seus representantes, para que isto se transforme em benefícios para a cidade e sua gente”, disse Kássio Coelho.
O vereador disse que tem muitos projetos a serem implementados, mas assinalou que deseja e vai fazer as coisas de forma criteriosa.
“Não é permitido, no atual momento vivenciado pelo Brasil, se terem devaneios. Temos que fazer as coisas com os pés no chão e vislumbrando o que for melhor não para os vereadores e suas cidades, para os munícipes e por Mato Grosso”, disse.
A Chapa 11, encabeçada por Kássio Coelho, tem como vice-presidente Carlos Martins de Figueiredo (Republicanos/Várzea Grande), ambos reptresentante das duas maiores cidades do Estado. As duas unidades têm o contingente de 50 vereadores, sendo 27 em Cuiabá.
KássioCoelho destacou o apoio recebido e a importância da união entre os vereadores da capital e do interior: “Quero dedicar essa vitória aos vereadores do interior, que confiaram no nosso projeto de mandato compartilhado. Todos terão autonomia para ajudar a tomar decisões. Depois de mais de 25 anos, um vereador de Cuiabá volta a comandar a UCMMAT”, afirmou.
O novo presidente também agradeceu o respaldo de lideranças estaduais, em especial do deputado Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
O parlamentar articulou apoio à chapa junto a vereadores do PSB, delegando a missão aos colegas no Parlamento cuiabano, Ilde Taques e Katiuscia Manteli, os dois do PSB.
Confira a composição da Chapa 11 – “Novas Ideias, Novos Ideais”:
Diretoria Executiva
Presidente: Kassio Eduardo da Silva Coelho – Cuiabá
1º Vice-presidente: Carlos Martins de Figueiredo – Várzea Grande
2º Vice-presidente: Paulo Cesar Alves de Araújo – Araputanga
3º Vice-presidente: Robson Martins Linos – Alto da Boa Vista
4º Vice-presidente: João Rone dos Santos Silva – Pontal do Araguaia
5º Vice-presidente: Laercio Norberto Junior – Barra do Bugres
1ª Secretária: Isamara Eva da Maia Ramos – Porto Esperidião
2º Secretário: Antoninho Vardelei Camera – Comodoro
3º Secretário: Fabinho Aurélio Ribeiro – Juína
1ª Tesoureira: Ana Flávia Moura Costa Coelho – Vila Bela da Santíssima Trindade
2º Tesoureiro: Rubens Macedo – Cáceres
3º Tesoureiro: Antomar Christian Souza Cardoso – Nova Brasilândia
Conselho Fiscal
Ederson da Cunha – Confresa
Pedro da Silva Santos – São José do Xingu
Abimael Barbosa de Sá – União do Sul
Marcelo Rodrigues Perioto – Vera
Edinaldo Lidio Ferreira Mendes – Rosário Oeste
Divino dos Reis Silva – Bom Jesus do Araguaia
Conselho Consultivo
Hemerson Henrique dos Santos – Indiavaí
Daniel Bon Ami Rozanti – Peixoto de Azevedo
Lucinete da Costa – Nova Xavantina