Não escovar a língua pode causar prejuízos para a saúde bucal; dentista explica a importância de manter a higiene da boca em dia

Não escovar a língua pode causar prejuízos para a saúde bucal; dentista explica a importância de manter a higiene da boca em dia
Compartilhar

A língua pode ser muito mais relevante para a saúde bucal do que se imagina. O fato de que escovar os dentes é fundamental para uma boa higiene diária já é conhecido, porém a língua, por vezes, pode acabar sendo esquecida ou negligenciada, o que leva ao desenvolvimento de diversos problemas como o acúmulo de bactérias, o mau hálito ou ainda, danos à saúde do paciente como a redução da saliva na boca.

A superfície rugosa da língua acumula bactérias naturalmente, porém, se não higienizada, forma-se uma camada branca composta por células descamadas, muco e bactérias que tem um cheiro desagradável. Além disso, a falta de higienização acaba gerando maior descamação e redução da saliva que é fundamental para proteção da mucosa oral e para o bom funcionamento do sistema digestório.

O dentista Dr. Luciano Martins, explica ainda, que uma boa higienização da língua contribui para evitar o surgimento de problemas como a cárie, já que com a manutenção da quantidade regular de saliva, essa situação é menos recorrente. Para ele, uma língua saudável tem um aspecto rosado, é úmida e tem uma superfície lisa e homogênea, “Todas essas características devem ser observadas para certificação de uma boa saúde bucal”, afirma.

Algumas escovas, porém, contam com um limpador de língua na parte de trás, que deve ser utilizado da mesma forma que as cerdas seriam. Por fim, também existe no mercado uma espécie de “raspador de língua”, um instrumento que se encaixa perfeitamente e é encontrado em diferentes modelos. “Deve ser um hábito, é importante para prevenção não só da cárie, mas de outros problemas como a gengivite”, aconselha o dentista.

Fonte:   msn.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %