Nos últimos quilômetros da “Caminhada pela Liberdade”, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), juntou-se ao ato idealizado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL). A peregrinação começou na segunda-feira (19), em Minas Gerais, e seguiu por quase 300 km até Brasília, onde foi encerrada com um ato pela anistia aos condenados do 8 de janeiro.
O prefeito saiu da capital mato-grossense na sexta-feira (23) rumo ao Distrito Federal, mas enfrentou contratempos na rodovia após o pneu do seu carro furar. Na oportunidade, ele aproveitou para gravar um vídeo comparando a situação da estrada com os buracos nas ruas de Cuiabá, alvo constante de queixas dos moradores.
No sábado (24), Abilio chegou ao ponto onde estava o grupo e conversou com Nikolas Ferreira. “A cada passo que você dá, Deus está contigo”, declarou o prefeito ao parlamentar mineiro, que estava visivelmente debilitado pela longa caminhada. Em suas redes sociais, o chefe do Executivo municipal escreveu: “Esse é o primeiro passo para o despertar do Brasil; este ano nós vamos acordar o nosso país”.
Apoio mato-grossense
Além do prefeito, outros políticos e figuras conhecidas do estado participaram da caminhada em diferentes trechos do percurso. O primeiro a ir a Brasília foi o ex-deputado Ulysses Moraes (Podemos), seguido pelos deputados federais Coronel Assis (União Brasil) e José Medeiros (PL).
O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) também marcou presença e protagonizou uma cena que viralizou na internet, ao se desentender com outro manifestante para tentar aparecer em um vídeo ao lado de Nikolas Ferreira. O parlamentar Faissal Calil (PL) marcou presença no ato.
Jessica Bachega Gazeta Digital