Nova unidade do Corpo de Bombeiros em Água Boa fortalece atendimento na região do Araguaia

Nova unidade do Corpo de Bombeiros em Água Boa fortalece atendimento na região do Araguaia
Compartilhar

Investimento de R$ 5 milhões na nova unidade amplia cobertura operacional em nove municípios da região

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) ampliou sua capacidade de atendimento na região do Araguaia com a inauguração de uma nova unidade operacional em Água Boa, a 630 km de Cuiabá. O 2º Pelotão Independente de Bombeiro Militar (2º PIBM) representa um importante avanço na oferta de serviços de segurança, urgência, emergência e prevenção em nove municípios da região.

A solenidade de inauguração foi realizada na quarta-feira (16.7) e contou com a presença do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra; do secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), coronel PM César Augusto de Camargo Roveri; do prefeito de Água Boa, Mariano Kolankiewicz Filho; além de prefeitos de municípios vizinhos, autoridades civis e militares, e representantes da comunidade.

A nova unidade é resultado de uma parceria entre a Sesp, o CBMMT e a Prefeitura de Água Boa. O investimento de aproximadamente R$ 5 milhões foi destinado à estruturação e início da operação do pelotão, que atenderá os municípios de Água Boa, Cocalinho, Nova Nazaré, Querência, Canarana, Ribeirão Cascalheira, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Novo Santo Antônio.

Durante a solenidade de inauguração, o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Augusto de Camargo Roveri, destacou que a entrega da nova unidade do Corpo de Bombeiros Militar reafirma o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e evidencia os avanços significativos alcançados na área em Mato Grosso.

“É a primeira vez na história que vemos um investimento tão grande em equipamentos, estrutura, novas unidades e valorização das carreiras dos nossos servidores. Hoje temos um sistema integrado, com Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Politec e Polícia Penal atuando lado a lado em benefício da população”, destacou.

O comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, destacou a importância da presença da corporação no interior do Estado, ressaltando que essa expansão reforça diretamente a segurança pública e a proteção de vidas e patrimônios. A nova unidade está equipada com três viaturas, modernos equipamentos operacionais e contará com equipes especializadas, prontas para atender às demandas da região. Com sua inauguração, a corporação passa a contar com 25 unidades operacionais no estado.

“Concretizamos um sonho, tanto para o município quanto para o Corpo de Bombeiros. Nossa missão é salvar vidas e agora temos a estrutura necessária para atender a região com excelência. Nossa atuação vai além do combate a incêndios, incluindo prevenção, atuação em queimadas florestais, atendimento pré-hospitalar e apoio à economia local, inclusive com a valorização das empresas que dependem da presença do Corpo de Bombeiros para operar com segurança”, afirmou.

Para o prefeito de Água Boa, Mariano Kolankiewicz Filho, a chegada da nova unidade representa muito mais do que a inauguração de um espaço físico. É o resultado de um esforço coletivo  e uma conquista histórica para o município. “Tenho certeza que essa base ajudará imensamente nossa cidade. Tanto na prevenção e combate de incêndios quanto no atendimento de urgência. É uma vitória para toda a população”, reforçou.

Já o deputado estadual Dr. Eugênio  destacou o respeito e a confiança da população no Corpo de Bombeiros Militar, além da relevância dos serviços prestados. “Essa é, sem dúvida, a instituição mais querida do povo brasileiro. Estamos felizes por receber essa equipe aqui em nossa região. A implantação da unidade representa um avanço significativo para o município, que cresce e precisa de um atendimento mais rápido e eficaz em situações de emergência”, disse.

Também presente na inauguração, o promotor de Justiça do município, Luis Alexandre Lima Lentisco, afirmou que a instalação da nova unidade é especialmente significativa para Água Boa e reforça o papel do Estado na garantia de direitos fundamentais, como o direito à vida e à segurança. “É com grande alegria que vejo hoje essa unidade inaugurada. Tão necessária e tão atual. A cidade aguardava vocês há bastante tempo”, afirmou.

Com a implantação do 2º PIBM em Água Boa, o CBMMT fortalece seu compromisso com a interiorização dos serviços de segurança pública na região do Araguaia, que já  conta com a 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar (1ª CIBM), em Barra do Garças, a 4ª Companhia Independente Bombeiro Militar (4ª CIBM), em Nova Xavantina, além do 1º Núcleo Bombeiro Militar (1º NBM) em Alto Araguaia e o 2º Núcleo Bombeiro Militar (2º NBM) em Confresa. O planejamento prevê ainda  expansão da cobertura operacional com futuras unidades também nos municípios de Querência e Canarana.

CBMMT


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %