O que Biden pode fazer para conter a inflação nos EUA

O que Biden pode fazer para conter a inflação nos EUA
Compartilhar

 

 

Problemas com cadeias de suprimentos e consequências da guerra na Ucrânia e da Covid-19 são os principais causadores da maior inflação em 40 anos

Não consigo me lembrar de um conjunto de fatores mais difícil e complicado em jogo de uma só vez na economia.

O Morgan Stanley colocou desta forma no domingo: “Vivemos nos tempos macroeconômicos mais caóticos e difíceis de prever em décadas”.

Você pode ver isso na punitiva liquidação deste ano nas ações: o S&P 500 caiu 16% este ano, eliminando os ganhos de um ano. É ainda pior para o Nasdaq, que caiu 25% este ano.

“Os sinais de estresse do mercado estão altos”, alertou o UBS a seus clientes no domingo.

A economia global é uma confusão de contracorrentes, em que todas elas podem ser desetabilizadoras. A inflação está nos níveis mais altos em 40 anos, por vários motivos, incluindo uma pandemia que quebrou as cadeias de suprimentos globais. Isso ainda não foi corrigido.

Após anos de taxas de juros ultrabaixas, o Fed está aumentando agressivamente as taxas de juros. Apesar de meses de avisos, ainda é um choque para investidores e mutuários.

A ordem mundial da energia também foi quebrada. A guerra do presidente Vladimir Putin na Ucrânia está redesenhando o mapa do petróleo, agravando o problema da inflação.

Ainda assim, o mercado de trabalho dos EUA é forte. A taxa de desemprego está perto de uma baixa de 50 anos. Há um recorde de 11,5 milhões de empregos abertos, e os salários estão subindo, especialmente para quem procura emprego.

Mas as pesquisas mostram que a inflação e a fadiga da Covid anulam qualquer boa notícia.

Os americanos dizem que se sentem péssimos em relação à economia, embora estejam gastando seu dinheiro como loucos. Os consumidores literalmente não conseguem encontrar todas as coisas em que querem gastar dinheiro.

O que Biden pode fazer?

Tudo isso torna difícil para a Casa Branca dizer que o combate à inflação é a questão número um. O fato é que não existe bala de prata.

Em vez disso, os economistas dizem que há uma variedade de alavancas que a Casa Branca pode usar, muitas com desvantagens – e, francamente, também dependem do Congresso.

Entre suas sugestões: Reduzir as tarifas de Trump sobre a China sobre alguns produtos. Isso poderia ser um desconto instantâneo para os consumidores em coisas como roupas e bicicletas. (Os EUA apenas suspenderam temporariamente as tarifas do aço sobre a Ucrânia.)

Alguns recomendam o fim do Jones Act para reduzir os preços da energia. Isso permitiria que navios não americanos transportassem carregamentos de petróleo. Outros querem um feriado fiscal nacional sobre o gás.
Outra opção: mais vistos de trabalhadores imigrantes, para resolver a escassez de mão de obra. Isso precisaria do Congresso, é claro.

Que também precisaria aprovar uma possível expansão dos créditos fiscais para crianças para famílias de baixa renda que lidam com altos custos de gasolina e mantimentos.

O economista-chefe da Moody’s, Mark Zandi, observa que o Congresso também pode levar a sério a questão da baixa oferta de casas para aluguel e do crescimento dos aluguéis, que tem sido um grande impulsionador da inflação.

“No fundo, a inflação não vai retroceder até que estejamos do outro lado da pandemia, e as cadeias de suprimentos globais se acalmem e as consequências econômicas da invasão russa da Ucrânia desapareçam”, disse Zandi.

Fonte:       cnnbrasil.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %