Por falta de segurança, MP pede suspensão de público em corrida da Stock Car

Por falta de segurança, MP pede suspensão de público em corrida da Stock Car
Compartilhar

Atualizada às 13h26 – O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) solicitou a proibição imediata do uso de arquibancadas para o público durante os treinos desta sexta-feira (14) e na corrida da 10ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car em Cuiabá no sábado (15) em Cuiabá, no Parque Novo Mato Grosso. A ação ainda pede um laudo técnico pericial de vistoria e estabilidade estrutural. O pedido ainda solicita multa diária de R$ 80 mil caso haja descumprimento do Estado.

A medida decorre de acidente que deixou 4 pessoas feridas e centenas de danos materiais no autódromo, na noite de quinta-feira (13). Pilares que sustentavam a proteção de teto das arquibancadas se soltaram e atingiram espectadores e veículos estacionados no local durante vendaval registrado na região.  A petição foi assinada pelos promotores André Luis Almeida, Mauro Poderoso Souza e Maria Fernanda Côrrea da Costa.

Na justificativa, os promotores afirmam que as rajadas de ventos que ocorreram na quinta-feira  acabou deixando a segurança do evento comprometida, colocando em risco a vida e a integridade física de inúmeros espectadores aguardados para o restante da programação.

“O risco iminente de uma tragédia de grandes proporções é inegável, especialmente considerando a previsão de continuidade das chuvas, uma vez que, conforme a previsão do tempo, é esperado novo temporal durante a noite, com 75% de probabilidade de chuva e fortes ventos, além da já comprovada fragilidade das instalações”, pontuam.

O MP ainda aponta que o ocorrido no Parque Novo Mato Grosso tem semelhança com o que ocorreu no mês passado, no mesmo local, durante a realização da 3ª Corrida da Educação, quando, ‘em razão das condições climáticas adversas, houve a queda de brinquedos infláveis, ocasionando ferimentos leves em algumas crianças’.

“À época, assim como no dia de hoje, as previsões meteorológicas já indicavam possibilidade de chuvas e ventos intensos na região, evidenciando a ausência de medidas preventivas adequadas por parte dos responsáveis pelas estruturas, o que também demonstra que as questões técnicas demandam certa especificidade para a realização de eventos no Parque Novo Mato Grosso, uma vez que o local, por ser uma área aberta com pouca arborização, apresenta maior vulnerabilidade à circulação de fortes correntes de ar, fator que potencializa os riscos estruturais em eventos realizados na região. Tal característica, somada às previsões meteorológicas que indicam chuvas e ventos intensos, reforça a necessidade de adoção de medidas preventivas adequadas, que ainda não foram observadas pelos responsáveis”,  justifica.

Como o GD, já havia noticiado, um forte temporal atingiu o Autódromo do Parque Novo Mato Grosso, causando destruição na ala da arquibancada e setores próximos. Nesta manhã desta sexta-feira (14), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Politec estiveram periciando a área para avaliação técnica e garantia da segurança do público e das equipes competidoras.

O secretário de Esporte, Cultura e Lazer, David Moura, garantiu que apesar do acidente, etapa será mantida e as pessoas indenizadas.

“O evento não será cancelado. Vamos fazer uma avaliação rápida da arquibancada. Acreditamos que tudo vai dar certo. O que danificou foi a estrutura do teto, que acabou tombando para trás com a rajada de vento”, explicou.

Fonte: www.gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %