Professora da rede estadual escreve livro sobre guerra do Paraguai

Professora da rede estadual escreve livro sobre guerra do Paraguai
Compartilhar

A obra dispõe de aulas-oficinas sobre o tema para auxiliar professores em sala de aula

Rebeca Cruz

A ausência de mulheres e negros nos conteúdos sobre a Guerra do Paraguai nos livros paradidáticos foi um dos motivos que levaram a professora de História, Vera Lúcia Nowotny Dockhorn, da Escola Estadual Ângelo Nadim, em Lucas do Rio verde, a escrever o livro intitulado “Oficinas de História – Temas para o ensino da Guerra: sujeitos, cotidiano e Mato Grosso”.

A obra é fruto de sua tese de mestrado, em parceria com sua professora e orientadora, Ana Paula Squinelo. A proposta do material, composto por aulas-oficinas é contribuir com os professores em sala de aula.

Educadora da rede estadual há cerca de 14 anos, Vera destaca que os materiais paradidáticos sobre a temática são ausentes de questões como o cotidiano dos soldados e a realidade das mulheres e negros que viviam na época. Ela acrescenta que seu livro veio para suprir essa falta de conteúdo e mostrar diferentes perspectivas desse fato histórico. Sua expectativa é que o exemplar possa chegar até as escolas para servir de suporte e complemento para os professores.

O livro é constituído por sete aulas-oficinas que abordam temas como as ações do estado de Mato Grosso durante a guerra, o surto de varíola que ocorreu na época, as adversidades do cotidiano dos soldados e a situação dos homens pardos, negros, crianças e mulheres, tanto brasileiras quanto paraguaias na guerra. Ademais, a obra também apresenta uma discussão histórica, com textos de autores contemporâneos brasileiros e estrangeiros, para que os professores se atualizem e ampliem seu conhecimento.

Vera ressalta que o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) foi imprescindível para a realização do seu mestrado e do livro. “A licença qualificação foi fundamental para que eu fizesse meu mestrado pois permitiu que eu me afastasse das atividades na escola durante esse período, assim, pude estudar de uma forma mais tranquila”, relatou a professora.

Ana Paula, professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, reforça que o exemplar traz diversas contribuições à educação básica. “É um material inédito que foi pensado para professores e alunos trabalharem, por meio das atividades, os sujeitos do cotidiano, entre outras questões, no período da Guerra do Paraguai”.

O livro estará disponível para venda em breve no site da Editora Universitária (EdUFMT).

Seduc-MT
Foto por: Divulgação

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %