Quase ninguém se lembra, mas foi em 20 de julho de 2012, exatamente 13 anos antes do falecimento de Preta Gil, que veio à tona um dos episódios mais comoventes da amizade entre ela e Ivete Sangalo. O momento aconteceu durante uma edição especial do “TV Xuxa”, na Globo, em pleno Dia do Amigo.
No programa, Ivete foi homenageada pela data, e uma das grandes surpresas foi um vídeo de Preta Gil narrando, pela primeira vez ao público, o que a baiana havia feito por ela em um dos momentos mais difíceis de sua vida.
Preta revelou que enfrentava, à época, um período turbulento na carreira e nas finanças. Recém-mudada para um novo apartamento, ela recebeu a visita de Ivete. O que parecia apenas um gesto de carinho se transformou em algo muito maior.
“Tinha acabado de me mudar para esse apartamento e a Ivete chegou para visitar. Depois disso, ela me convidou para ir ao shopping, entrou comigo numa loja e saiu escolhendo tudo o que não tinha na minha casa. Ela prestou atenção em tudo o que faltava e saiu comprando ar condicionado, torradeira, batedeira… Ivete acabou de montar a minha casa”, disse Preta, emocionada.
Além do apoio material, Preta destacou a forma constante como a amiga baiana sempre a motivou profissionalmente: “Ela sempre incentivou minha carreira. Hoje estou colhendo frutos do que plantei e ela é a primeira a se emocionar com isso, a me elogiar pelas conquistas”.
Mas a história de solidariedade não parou por aí. Preta ainda lembrou que, durante a mesma fase de aperto financeiro, havia deixado de pagar a escola de seu filho, Francisco Gil, então com 17 anos. A reação de Ivete foi imediata.
“A Ivete chegou para mim e disse: ‘Preta, você não está bem, está triste, está estranha’. Então eu contei para ela que as coisas estavam difíceis e que naquele mês não havia pago a escola do Francisco. Na hora ela fez um cheque no valor de um ano da escola do meu filho e disse: ‘Isso eu não admito. Estar sem dinheiro tudo bem, mas não pagar a escola do Tico é inadmissível’”, disse.
Ao assistir ao depoimento, Ivete se emocionou: “Por acaso sou famosa e fica uma história bonita de ouvir, mas isso é amizade. Eu conheço o Tico desde pequeno e quero o bem dele. Tenho certeza que ela faria isso por mim, somos amigas!”.
A coincidência de datas é arrebatadora: o relato de uma das maiores provas de amizade entre Preta Gil e Ivete Sangalo foi ao ar em 20 de julho de 2012, mesmo dia em que, em 2025, o Brasil chorou a morte de Preta, vítima de um câncer contra o qual lutava havia dois anos.