O técnico Cléber Xavier, durante a semana de treinamentos, testou variações no time titular, aproveitando o retorno de jogadores importantes. Recuperado de uma lesão no adutor da coxa esquerda, o meia-atacante argentino Álvaro Barreal treinou normalmente com o elenco e já está integrado às atividades com bola. O meia Zé Rafael, recém-apresentado, também segue em processo de transição física após cirurgia. Ambos devem ser opção no banco de reservas.
Entre as novidades, Gabriel Bontempo herda a vaga de João Schmidt no meio-campo. Schmidt sofreu uma lesão no bíceps femoral da coxa esquerda e se junta a Neymar e Guilherme no departamento médico. Os dois atacantes seguem em tratamento por contusões musculares.
No ataque, Cléber Xavier testou Álvaro Barreal e Tiquinho Soares durante os treinos, mas a tendência é que Deivid Washington ganhe nova chance entre os titulares. Rollheiser, por sua vez, deve atuar mais recuado, compondo o meio-campo ao lado de Tomás Rincón e Gabriel Bontempo.
Com isso, uma provável escalação do Santos tem: Gabriel Brazão; Luisão (Aderlan), Zé Ivaldo, Luan Peres e Escobar; Tomás Rincón, Gabriel Bontempo e Rollheiser; Thaciano, Deivid Washington (Tiquinho Soares) e Soteldo.
O Peixe é o 19º colocado na tabela, com quatro pontos, e vê o confronto com o Ceará, atual sétimo colocado, com 11 pontos, como uma oportunidade para iniciar uma reação na competição.