Servidores protestam por RGA de 2018, mas AL não teme ocupação

Servidores protestam por RGA de 2018, mas AL não teme ocupação
Compartilhar

Fórum Sindical quer que Legislativo derrube acórdão do TCE que suspendeu RGA em 2018

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (UB), afirmou não ver sentido na manifestação realizada pelo Fórum Sindical na manhã desta quarta-feira (25), na Casa de Leis. Os servidores do Estado pedem que os deputados aprovem o projeto de Decreto Legislativo para derrubar o acórdão 539/ 2018 do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que permite o pagamento de parcelas da Revisão Geral Anual (RGA) retroativas a 2018.

Alguns servidores chegaram a cogitar a hipótese de ocupar novamente a ALMT. O mesmo expediente foi utilizado no final de janeiro de 2019, no primeiro mês de mandato do governador Mauro Mendes (UB) e dias antes do início da nova legislatura. Na ocasião, estava em pauta um projeto que previa o congelamento do pagamento da RGA.

Botelho disse não temer uma nova ocupação, mas que não vê sentido em uma manifestação neste sentido. “A Casa é do povo e se eles quiserem vir, entrar e invadir, podem vir. Não há problema nenhum e é um direito deles. Só acho que não é justo e correto fazerem isso, porque a ALMT tem sido uma mediadora e procurado encontrar solução para os problemas. Vir invadir esta Casa não trará resultado nenhum para eles, mas vivemos num país livre e cada um toma suas decisões. Para mim, é incorreto e desnecessário”, afirmou.

Botelho afirmou que a questão da RGA está sacramentada e que, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), é competência exclusiva do Governo do Estado. O presidente da ALMT afirmou, inclusive, que existe a previsão do Executivo estadual em reajustar os salários dos servidores em até 12% para o início de 2023. O deputado disse recentemente que o tema será debatido durante as votações da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) e não vê sentido em manifestações neste momento.

“Gosto de coisas positivas, que dão resultado, mas votarmos isso não vai resolver nada. Quem manda a RGA é o Governo do Estado e isso já foi definido pelo STF. A autoridade é do Executivo e fazermos isso não mudará nada, porque continua sendo competência do Palácio Paiaguás. Não pode sair da ALMT. É inconstitucional. Discutir isso é apenas criar um cavalo de batalha que não vai a lugar nenhum”, completou.

Os servidores apontam que a decisão do Tribunal de Contas do Estado, em 2018, foi equivocada e pedem para que os deputados revertam, através do decreto legislativo, o acórdão, corrigindo as perdas inflacionárias, dando a eles o poder de compra que foi perdido. De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT), Carmen Silvia Campos Machado, a atitude do Governo é desrespeitosa com os funcionários públicos.

“Estamos hoje aqui para mostrar aos deputados e a sociedade mato-grossense o desrespeito que o governo tem tido em relação a uma questão que não é um favor, mas um direito. Tanto é possível atender, que o governador veio recentemente à ALMT apresentar a sua meta fiscal, que não dá garantia ao pagamento de 2018, mas também com relação a outras perdas, que chegam a 23%. Não é possível se calar mais diante de tanto desrespeito”, afirmou.

 

 

 

 

Fonte: www.folhamax.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %