O suporte familiar é fundamental na inserção das crianças na escola. As primeiras semanas de aula podem ser desafiadoras e a forma como os pais lidam com a frustração dos filhos influencia diretamente o processo de formação. O primeiro ano escolar dos filhos é um desafio na rotina familiar. As crianças podem ter dificuldades de adaptação no novo ambiente em que passam a ser inseridas. A compreensão e o suporte da família são fundamentais para ajudar no processo de educação, desenvolvimento social e na saúde mental dos pequenos. A psicóloga e professora da UNAMA, Tamires Maués, detalha os cuidados que devem ser observados.

“Porque essas crianças estão se deparando com uma experiência de afastamento de pessoas conhecidas e sendo inseridas em um ambiente em que ainda não dominam as características do que ocorre. O afastamento de pessoas conhecidas pode gerar medo, bem como pode gerar curiosidade”.
As primeiras interações sociais na infância acontecem, em sua maioria, no ambiente familiar. Com a entrada na escola, a maneira como os pais lidam com as frustrações dos filhos reflete no processo de formação. As primeiras semanas podem ser difíceis para os pequenos, pois ainda não estão acostumados a ficar longe de suas famílias. O choro é uma reação comum nesse período. Caso a criança continue a chorar, os pais não devem ignorar. A psicóloga Tamires Maués destaca que as diferenças de sentimentos devem ser acompanhadas.
“Essas diferenças são decorrentes de características pessoais e também da história de vida de cada criança. E cabe aos responsáveis pelos ambientes, sejam os pais e familiares ou os profissionais na escola, conduzirem a criança de um modo que ela aprenda que pode estar no novo ambiente com segurança e tranquilidade”.
Marcos Aleixo Rádio Cultura FM