Luciano foi advertido com o cartão amarelo ainda aos 22 minutos do primeiro tempo. O camisa 10 do São Paulo sofreu a falta de Villalba, mas perdeu a cabeça. Ele levantou rapidamente e empurrou o zagueiro do Cruzeiro, o que lhe rendeu a punição do árbitro Anderson Daronco.
Assim, Luciano está suspenso para o compromisso contra o Botafogo, válido pela 23ª rodada da Série A. O capitão complicou a vida de Crespo, que já está sem três de seus principais atacantes. Calleri, André Silva e Ryan Francisco seguem entregues ao departamento médico e sem previsão de retorno.
Com isso, restam pouquíssimas alternativas para Crespo no setor ofensivo tricolor. Juan Dinenno, Tapia e Ferreirinha despontam como as principais opções para as duas vagas do ataque. Acontece que estes dois últimos sequer atuam como centroavantes – são pontas que podem, eventualmente, exercer a função.
Dinenno recebeu poucas oportunidades com a camisa do São Paulo, mas não correspondeu quando esteve em campo. Tapia e Ferreirinha, por sua vez, têm a velocidade e o drible como características principais e certamente podem ajudar, mas não são especialistas na posição.
Alguns garotos da base do São Paulo também podem ganhar oportunidades, sobretudo no banco de reservas. Henrique Carmo e Lucca, por exemplo, devem continuar sendo relacionados. Os dois, vale lembrar, também costumam atuar mais como pontas pelos lados do campo.
Data Fifa é aliada
A data Fifa é uma aliada do São Paulo neste momento. O calendário do futebol nacional será paralisado para os últimos jogos das Eliminatórias, e Crespo terá tempo para testar alternativas e encontrar possíveis soluções para a ausência de Luciano no jogo contra o Botafogo.
A perda de Luciano é considerável para Crespo. Além de ser uma das principais referências da equipe dentro de campo, o camisa 10 também vinha sendo um dos principais destaques do Tricolor. Nesta temporada, já tem 11 gols e seis assistências em 40 partidas, sendo 27 como titular.
São Paulo tenta alternativas no mercado
Enquanto Crespo tem se virado para buscar soluções, a diretoria do São Paulo está atenta a qualquer oportunidade de mercado e tem o desejo de contratar um novo centroavante. A necessidade de um novo jogador para a posição se fez presente depois da contusão de André Silva.
Alguns nomes já estão na mesa da alta cúpula tricolor, como é o caso de Marcelo Ryan, do Tokyo FC, do Japão. O São Paulo, entretanto, vive situação financeira delicada. Por isso, a intenção da diretoria é trazer jogadores livres no mercado ou por empréstimo.
A janela de transferências se encerra na próxima terça-feira (02). A alta cúpula do São Paulo, portanto, corre contra o tempo para tentar reforçar o plantel de Crespo. O Tricolor, vale lembrar, já contratou o zagueiro Rafael Tolói e também acertou a chegada do lateral direito Mailton.
Próximos jogos do São Paulo
-
- São Paulo x Botafogo (23ª rodada do Campeonato Brasileiro)
-
- Data e horário: 14/09 (domingo), às 17h30
-
- Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
-
- LDU-EQU x São Paulo (jogo de ida das quartas de final da Libertadores)
-
- Data e horário: 18/09 (quinta-feira), às 19h
-
- Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (Equador)
Por Gazeta Esportiva foto: Rubens Chiri / São Paulo FC