A Prefeitura de Várzea Grande deve registrar um total de 10 boletins de ocorrência por fraudes no sistema do Departamento de Água e Esgoto (DAE) da cidade. A informação foi confirmada pelo vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), durante entrevista concedida aos programas A Notícia de Frente e Tribuna nesta terça-feira (11). Até o momento, sete boletins já foram registrados, e outros três serão oficializados ao longo do dia.
Segundo Tião da Zaeli, a transição para a concessão pública do DAE tem gerado resistência por parte de alguns grupos, incluindo empresas de caminhões-pipa e servidores contratados. “Com essa política de mudança para a concessão pública, estamos contrariando alguns interesses. Alguém não está aceitando essa troca de poder e essa nova política que será implantada”, declarou.Desde a semana passada, várias Estações de Tratamento de Água (ETAs) da cidade entraram em manutenção, agravando o abastecimento até mesmo de bairros que já recebiam água regularmente. De acordo com a prefeitura, equipes estão atuando na manutenção emergencial das unidades e na recuperação das bombas de captação, que sofreram danos devido ao tempo de uso e à falta de manutenção adequada. Além disso, o município também atribui ao problema a furtos na estrutura do DAE.
O vice-prefeito relatou atos de vandalismo e sabotagem, incluindo bombas queimadas, equipamentos desaparecidos, cabos de energia cortados e adutoras danificadas propositalmente. “A gente está vendo a reação de muita gente que não quer que a autarquia avance para a concessão pública. Estamos reformando a estrutura predial dessas ETAs, colocando mais segurança, aumentando o efetivo, instalando câmeras e alarmes. Hoje, as pessoas podem chegar pelo rio e praticar vandalismo sem dificuldades”, explicou.
Fonte: www.gazetadigital.com.br